O Futuro Constrói-se Hoje



segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quais os principais problemas do abuso dos níveis sonoros recomendados?


Vários são os problemas que podem advir de uma falta de cuidado com o aparelho auditivo.
Porém, no âmbito do nosso projecto importa considerar apenas os problemas que afectam a população estudantil.
Um desses problemas é a presença constante de um ruído ou zumbido nos nossos ouvidos cuja fonte não é externa, isto é, outra pessoa ao lado da que pressente o ruído, não ouve nada (se não possuir problemas auditivos).
Este problema, o acufeno, tem origem em qualquer parte do sistema auditivo e é um sintoma muito comum podendo afectar pessoas de qualquer idade e ambos os sexos.
O acufeno pode ser sentido em apenas um dos ouvidos, em ambos e mesmo na cabeça.
Quanto à sua percepção, esta pode ser contínua, intermitente ou pulsátil (sensação de zumbido simultânea com o batimento cardíaco).
Entre as possíveis causas de um acufeno figura a exposição prolongada a níveis elevados de ruído.
A utilização de auriculares e auscultadores em níveis sonoros superiores a 85 decibéis, para encobrir sons externos como conversação, ruídos de trânsito ou outros ruídos ambientais,  e a frequentação regular de discotecas podem provocar uma sensação temporária de ruído nos ouvidos, pouco após a sua exposição, porém a longo prazo o acufeno pode tornar-se permanente.  
O acufeno provoca dificuldades de concentração, interferindo com actividades como estudar e ler (actividades essas essenciais no percurso escolar).
A vida social dos adolescentes é também prejudicada pois a presença de um zumbido nos ouvidos impede o rumo normal de uma conversa.
Outro dos problemas que pode ocorrer em jovens como resultado da exposição prolongada a ruídos é a perda de sensibilidade auditiva.
Isto é, os jovens são incapazes de detectar sons de uma determinada intensidade superior a 0 decibéis.
Esta debilidade auditiva pode provocar irritabilidade, nervosismo, ansiedade e desconforto nos adolescentes.
Estudos realizados indicam que os jovens de hoje padecerão aos 50 anos de problemas auditivos que actualmente são verificados em pessoas de 70.



Sem comentários:

Enviar um comentário