O Futuro Constrói-se Hoje



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

  • Na idade escolar a má postura é um dos principais intervenientes no rendimento escolar.
  • Ao relacionar-se ambiente escolar e postura observa-se que a problemática é bem diversificada, já que as crianças e os adolescentes permanecem por um período de quatro a seis horas nas instituições escolares, convivendo com dificuldades ergonômicas no mobiliário com disposição e proporções inadequadas, fornecidos pela escola e no transporte do material escolar.
  • O assento escolar é um factor ambiental importante, pois tanto a cadeira quanto a criança devem estar ajustadas uma a outra. O ideal seria que ao sentar houvesse apoio dos dois pés sobre o chão, joelhos flectidos a 90º, um assento profundo para suportar as coxas adequadamente e o encosto deve provir suporte para a coluna, levemente inclinado, possibilitando o relaxamento dessa região.


  • A exposição dos estudantes às acomodações inadequadas do meio escolar faz com que surjam problemas relacionados à postura dos mesmos. Os maus hábitos posturais inicialmente levam a dor e depois, possivelmente, ao surgimento de várias doenças, podendo levar a deformidades irreversíveis.
  • Quantificando o peso do material escolar, relacionando-o ao peso corporal, o mesmo deve ser equivalente a 10% do peso do corpo. É possível verificar a necessidade de uma intervenção preventiva para impedir ou minimizar as possíveis alterações da postura e estrutura da coluna vertebral dos escolares, ampliando a actuação da fisioterapia no ambiente escolar.
  • Os desequilíbrios posturais gerados são agravados pelo facto do peso carregado ser desproporcional ao peso do próprio corpo e pelo uso inadequado da mochila apoiada em apenas um ombro.

Sem comentários:

Enviar um comentário